Utam Momentos
menu

Momento Mulher!

Para entendermos a essência de uma mulher, nós recorremos aos detalhes, aqueles que fazem de cada uma, especial. E foi aí que, além de não encontrarmos respostas, encontramos mais perguntas.
Por isso, criamos este espaço todo dedicado a vocês, mulheres brasileiras. Com a certeza de que a alma feminina é encantadora e merece ser compreendida em todas as suas particularidades!
Acompanhe nossas pílulas de informação, e compartilhe conosco o que achou. Quem sabe assim, juntas, não encontramos as respostas?

Utilidades interessantes da borra do café

O café tem diversos benefícios, como dar boa energia para o começar o dia ou dar aquela animada durante a tarde. Essa bebida já faz parte da rotina do brasileiro há séculos e é a preferida quando o assunto é sabor e cultura nacionais.

Mas o que você faz com a borra quando termina de beber o seu café? Se você apenas lava a xícara e a deixa secar, saiba que essa parte final da bebida tem diversas utilidades para evitar o desperdício e economizar em diversas coisas.

Como por exemplo, usar para eliminar maus odores que possam estar afetando sua geladeira ou congelador. Basta apenas colocar a borra do café em um pratinho ou pote e deixar dentro do refrigerador para causar o efeito desejado.

E não é só para a geladeira que se usa a borra de café como eliminador de mau cheiros. Também é útil para remover odores desagradáveis dos ralos. Basta jogar dentro do cano e acrescentar água quente logo em seguida. É necessário ser feito com frequência de uma vez por semana para obter melhores resultados.

E tem mais! A borra de café serve como desodorante para as mãos, também agindo como hidratante. Basta passar e massagear as mãos com a borra por pelo menos um minuto. Então, é só lavar normalmente em seguida. Qualquer cheiro desagrádavel que tenha ficado nos dedos irá sair em poucos instantes, deixando o cheirinho incrível do café.

O final da bebida também serve para sumir com as manchas de gordura difíceis de aparelhos e utensílios de cozinha, como panelas e fogões. O café seco possui traços abrasivos que ajudam a eliminar as marcas indesejadas de difícil remoção.

Além disso, também é ótimo para afastar formigas e insetos insistentes que sempre acabam invadindo a casa no verão. É só espalhar em locais específicos em que os bichinhos estão entrando, como vãos de portas e janelas.

As plantas também podem se beneficiar da borra do café sendo adubadas com ela. Acrescentando uma vez a cada dois meses, as flores são auxiliadas no crescimento e fortalecimento da raiz, gerando plantas mais resistentes e verdes a partir de uma semana.

E o que poderia ser melhor do que combater um inseto perigoso que pode transmitir doenças, como a dengue? Além de não deixar acumular água em vasos de plantas, você pode dissolver quatro colheres de borra de café na água e acrescentar a mistura nos pratinhos para evitar a proliferação do mosquito.

E não é apenas para a casa que a borra do café age como aliado. Também é útil para usar no corpo, como esfoliante, combatente de celulite e também como nutriente para o cabelo.

Para esfoliar a pele, basta misturar a borra em um óleo natural da sua preferência e passar na área desejada, fazendo movimentos circulares por uns cinco minutos. Isso removerá as partículas de pele morta e, após enxaguar, sua pele ficará macia, hidratada e com cheirinho gostoso de café.

Para o cabelo, a borra de café auxilia para dar brilho e sedosidade aos fios. Basta aplicar nas madeixas secas, evitando a raiz, e deixar agir por 15 minutos. Depois, é só lavar como de costume. Seu cabelo, por fim, estará nutrido e hidratado.

E por que não aproveitar para combater o que muitas mulheres querem fugir? A borra de café também auxilia no combate à celulite! Por estimular as células da pele, a cafeína é um dos ingredientes mais utilizados em produtos de beleza. E para fazer em casa, adicione a borra de café em algumas gotas do seu óleo favorito e utilize a mistura para massagear o corpo com movimentos circulares na área desejada por pelo menos cinco minutos.

Após conhecer todas essas opções para não desperdiçar o resto do café, não deixe de separar o finalzinho da sua bebida diária e indispensável para poder reaproveitar aí na sua casa.