Brincadeiras e atividades para fazer com as crianças em casa
Quarentena, home office, pais trabalhando, crianças entediadas e muito tempo livre sem saber como entreter os pequenos? Pois é, como a escola não é uma opção, muitas crianças não estão tendo a companhia dos amiguinhos ou de outros da mesma idade e tem sido difícil manter essa turma empolgada e segura dentro de casa. Aqui separamos algumas dicas de brincadeiras e atividades para animar os filhos e transformar esse período um pouco menos estressante, além de mais divertido e memorável para todos. Confira já a nossa lista de ideias:
Caixas de papelão
Basta uma caixa, alguns ajustes e... Pronto, diversão garantida para os pequenos! Dá para colocar as crianças dentro de uma caixa e empurrá-los pela casa incentivando a imaginação, fazendo-os se sentirem como se estivessem conduzindo um carrinho, abrir a caixa e transformá-la numa pista personalizada ou até mesmo em fantasias divertidas para incrementar as historinhas e os personagens! Se tiver espaço e muitas caixas, dá também para fazer alguns recortes e montar um labirinto interno, estimulando a lógica e senso de direção das crianças. Vocês podem até mesmo pensar num prêmio simbólico para comemorar a vitória!
Brincadeiras juninas
Para o entretenimento, é possível improvisar uma pescaria para caipira nenhum botar defeito! Com uma bacia, arame e cartolina já dá para brincar! Encha a bacia com papel celofane, pedaços de isopor ou, se tiver mais tempo, amasse várias bolinhas pequenas de papel para criar uma “areia” onde os peixinhos ficarão. Com cartolina ou EVA é possível recortar peixinhos para colocar no nosso “tanque”. Dá para brincar também de alvo com argolas usando garrafas PET, corrida no saco, ovo na colher (lembre-se de cozinhar antes), rabo do burro e boca do palhaço, também com bolinhas de papel.
Acampamento
As crianças amam brincar de casinha! Criar uma cabana própria é divertido e pode render boas risadas. Para a brincadeira parecer com um acampamento montado dentro de casa, é possível firmar alguns compromissos com os pequenos, como a possibilidade de dormir na própria cabaninha, sem sair, que tal? Só nesse camping dá pra incluir outras várias ideias sem sair de casa: cabo de guerra, descubra a sombra e até mesmo uma hora da leitura com “fogueira” – que nesse caso pode ser qualquer iluminação mais alaranjada para dar o clima. Que tal colocar essas ideias em prática no próximo fim de semana?